
Ingredientes
– 1¼ xicara de arroz (250 gramas) (se for usar arroz já cozido, multiplicar por 3X1¼= 3¾ de arroz cozido)
– 1 *cc de sal (6 gramas)
– 2 *cs óleo vegetal (30 ml)
– 1 cebola média batida no liquidificador com um pouquinho de água (para não travar as facas) (ou cebola picada)
– 2 ½ xicaras de água (600 ml)
– 500 gramas de costela defumada cortada em cubos médios-pequenos (ou calabresa)
– 3 ovos
Para servir
– Cebolinha lavada picada
– Batata palha
Modo de preparo
Catar o arroz e lavar bem na peneira até a água ficar transparente e deixar escorrer.
Esquentar o óleo na panela em fogo médio alto, acrescentar a cebola para doura-la. Mexer de vez em quando. Quando a cebola estiver dourada acrescentar o arroz e mexer um pouco, uns 2-3 minutos. Acrescentar a água e o sal e mexer um pouco. Cobrir a panela. Quando o arroz ferver, baixar o fogo. Quando sobrar um pouquinho de liquido na panela – colocar um difusor de calor em baixo da panela e deixar até o arroz cozinhar por completo.
Desligar o fogo e deixar o arroz coberto para descansar e esfriar por uma hora pelo menos.
Uns 20 minutos antes do arroz terminar de esfriar, untamos levemente uma frigideira grande (com um pouquinho de spray de óleo ou óleo vegetal) e esquentamos. Acrescentamos a carne e refogamos em fogo médio por uns 10 minutos (se for alto demais pode diminuir o fogo).
Tirar a carne da frigideira e deixar a gordura que a carne soltou dentro da frigideira. Quando a carne está muito gordurosa solta muita gordura. Neste caso melhor descartar uma parte da gordura. Não precisamos de toda ela para fritar os ovos.
Esquentar a gordura em fogo médio, mexer bem os ovos e colocar na frigideira. Mexer bem o ovo dentro da frigideira para ele ficar bem quebradinho. Quando estiver pronto –desligar.
Colocar o arroz (que já esfriou um pouco) a carne e o ovo juntos num recipiente grande e misturar com uma colher de madeira ou de silicone até ficar bem uniforme.
Para servir: Colocar o arroz em prato de servir e espalhar a cebolinha e a batata palha em cima.
Guardar na geladeira. (se sobrar…)
Categorias
Receitas Recentes